Image Map

Papo de autora com Ana Beatriz Brandão #8



Meu livro lindo e maravilhoso está nas minhas mãos, já está na lista dos mais vendidos? Ainda não, agora tem que divulgar filho, e muuuito!!!


A doce ilusão, ou sonho dos autores, é  encabeçar  as listas dos mais vendidos após a publicação do seu livro. Mas, infelizmente, apenas alguns poucos gatos pingados conseguem isso, e, a menos que você seja uma pessoa famosa, seja em que lugar for, seus livros vão demorar um bocadinho pra ficarem conhecidos e venderem bem. Isso SE acontecer. Infelizmente, existem muitos autores maravilhosos que nunca terão suas obras conhecidas e isso por causa de um detalhe pequeno, mas muito importante: falta de boa divulgação!

Quando publiquei meu primeiro livro (Sombra de um anjo), aprendi que escrever é fácil pra caramba comparado ao trabalho de divulgação pra ficar conhecido. Pesquisei muito na internet, vi vídeos de autores já experientes, arregacei as mangas e usei a melhor ferramenta do mundo para divulgar um livro: o facebook.

A dica inicial que eu dou pra quem está começando no mercado literário e quer divulgar seu trabalho, seja impresso ou em e-book, é criar muitas promoções com brindes. Use como regra para participar: compartilhar a imagem do livro, curtir a página dele, indicar amigos, e outras regras que achar necessário. Isso ajuda muito as pessoas a ter o primeiro contato com seu trabalho.

Outra dica legal é fazer quotes (imagens com trechos) usando frases interessantes do seu livro, frases curtas e de impacto, algo que as pessoas vão gostar de curtir e compartilhar.

Grupos de leitura no facebook são ótimos lugares para divulgar seu trabalho, mas, por favor, não seja chato!!! Não poste toda hora! Isso irrita e afasta os leitores, principalmente, se você ficar “implorando” para comprarem o seu livro. Disponibilize pelo menos 2 capítulos para as pessoas conhecerem sua escrita, poste o link e convide os leitores a conhecerem o seu trabalho, mas sem ser chato ou coitadinho.

Faça parceria com blogueiros. Eles são maravilhosos para nos ajudar na divulgação, escolha bem, peça indicação se for o caso, e depois poste o link da resenha no seu facebook e nos grupos. 

Agora, vou falar algumas coisas que você não deve fazer NUNCA quando estiver divulgando seu trabalho nas redes sociais:

Não use a linha do tempo de outras pessoas para postar divulgação do seu trabalho;
Não aproveite que fulano postou uma coisa (muitas vezes nada a ver com livro) e vai lá comentar usando o nome do seu livro;
Não marque as pessoas nas suas postagens de divulgação sem o consentimento delas, isso é muito chato;
Nada de implorar “Comprem o meu livro, por favor.”;
Também não aproveite o post de terceiros para se autopromover, isso é tão feio e já causa antipatia;
Não se aproveite da imagem de um autor mais conhecido para se promover, respeite o trabalho do outro, trilhe seu próprio caminho;
E por fim, SEJA CRIATIVO! Invente novas formas de divulgar seu trabalho, crie montagens e memes engraçados, invente coisas diferentes para postar. Tenha suas próprias ideias, afinal, nem sempre o que deu certo pra um, vai dar certo para você. 


Bom, anjinhos, acho que é isso. Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho, e não desistam, às vezes, o reconhecimento demora, mas com persistência e trabalho duro, um dia ele chega!

***

E, como sempre, a Bia veio com um post MARAVILHOSO e repleto de dicas importantes, né?

Amo saber mais sobre esse lado do escritor e agradeço muito por essa ajuda que a anjinha nos dá! 

E vocês? O que acharam do bate-papo de hoje? 

Esperamos os comentários de vocês, hein?

Beijos da Alê!

4 comentários

  1. Amei o post, eu quero fazer publicidade, então tipo, propaganda é realmente tudo. E muitas vezes a gente não sabe como fazer bem né, e vc arrasou nas dicass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou anjinha! Obrigada por acompanhar a coluna. <3

      Excluir
  2. Adorei as dicas. Colocando em prática em 1, 2, 3...

    Beijos!

    Isie Fernandes - http://isiefernandes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, depois me conta se deu resultado. Beijinho e boa sorte!! :D

      Excluir