Image Map

"Água para Elefantes" - Sara Gruen





Primeiramente, gostaria de agradecer o apoio de todos e, queria desejar boas-vinda para minha irmã.Aliás,agora estamos trabalhando em família.

Hoje, o debate será leve, gostoso e descontraído.Afinal, " A VIDA É O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA", não é mesmo??

Sim, vamos falar sobre " Água para Elefantes", da querida Sara Gruen. Com sua escrita despojada, nada clássica, rápida e interessante, ela nos envolve na história e, nos permite visualizar cada cena, como se estas estivessem acontecendo no exato momento em que você lê. Com personagens bem trabalhados, diálogos curiosos, engraçados e divertidos, a sua imaginação se desenvolve e você adoraria poder ter presenciado o acontecimento.

 Jacob Jankowski, aos 93 anos, vive em uma casa de repouso e, é assolado por sombras e segredos de seu passado. Porém, com a visita de um circo à cidade, ele decide se abrir e compartilhar seus mais profundos sentimentos.

70 anos antes, Jacob cursava veterinária e era sustentado por seus pais. Entretanto, após um acidente de carro, fica órfão e sem dinheiro. Seu pai, bondoso como sempre, tinha ajudado muitas pessoas e havia hipotecado a casa para poder bancar os estudos do filho. Assim, sua vida muda completamente. Em vésperas de provas finais, Jacob abandona tudo e saí, sem rumo, pela vida.

A rua seria sua mais nova casa, todavia, sem pensar, acaba pulando em um trem em movimento. O Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Ele nunca havia imaginado e nem cogitado a ideia de trabalhar em um circo, mas as necessidades para a subsistência, lhe exigiam uma providência.Assim, após falar que havia cursado em Cornell, uma renomada faculdade, é contratado para cuidar dos animais. Porém, Jacob acaba por sofrer nas mãos de  Tio Al,  empresário do circo, e de August, chefe bipolar do setor dos animais.

Sob esta atmosfera, Jacob conhece diversas pessoas fantásticas, como Camel, um velho que não consegue mais ajudar, pois está entregue à uma doença causada pelo vício em bebidas falsificadas, mas extremamente protetor; kinko,um anãozinho muito do marrento,mas que se mostra muito competente e amigo; e Marlena, esposa de August, estrela do número dos cavalos, mulher encantadora, seduzente, educada, e tudo o que Jacob precisara. Enfim, já deu para perceber que esses dois terão um grande legado pela frente, não é mesmo?

Juntos, cuidam de Silve Star, o cavalo dos olhos de Marlena e de Rosie, a elefanta, a priori, estúpida. Entretanto, com o tempo, Jacob descobre que ela só atende os chamados em polaco. 

O enredo será marcado ora por acontecimentos alegres, ora dramáticos. Será que Jacob e Marlena ficarão juntos? O que acontecerá com Rosie? O que Jankowski sente com 93 anos? Seu amor pela vida no circo perpetuará? 

Enfim, Água para Elefantes é um livro para se apaixonar, chorar e se emocionar. Confesso que em todos os momentos entre Jacob e os animais,principalmente com Rosie, meus olhos se enchiam d'água.

E como não poderia faltar.... Como toda obra maravilhosa, Água para Elefantes ganhou uma adaptação para o cinema. Estrelado por Robert Pattinson, como Jacob (irônico, não? hahah);Reese Witherspoon, ganhadora do Oscar,como Marlena;  Christoph Waltz , também vencedor da Acadêmia,como August; e  dirigido por Francis Lawrence.
Assim, além de recomendar o livro, deixo o trailer do filme para vocês.



 

Bjks e até as próximas resenhas!

4 comentários

  1. Agua para Elefantes virou um dos meus livros favoritos, o livro me surpreendeu muito :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Para mim tbm! WFE foi especial, magnífico e esplendido!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o filme...não tive oportunidade ainda de ler o livro, deve ser muito melhor...

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rosi! O filme é lindo mesmo, mas, com certeza, o livro é muito perfeitoooooo! Vale muito a pena!

    ResponderExcluir