Image Map

"Procurando Gobi" - Dion Leonard





Oieeee pessoas....tudo bom com vocês??? Espero que sim!!!
Hoje nós vamos de um livro lindooo e com uma história extremamente emocionante. Vamos falar de Procurando Gobi, de Dion Leonard, que nos foi enviado gentilmente pela nossa parceira mais que querida a HarperCollins. Bora lá conferir...

O livro conta a história de Gobi, uma cachorrinha que foi adotada da forma mais ousada que existe. Dion é um ultramaratonista que vai para a China afim de enfrentar mais um grande desafio. Ele vai percorrer os 250 km pelo Deserto de Gobi, na China, uma prova que exige muito esforço e habilidade. Em meio a prova, Dion é surpreendido com a companhia de uma cadelinha que o acompanha no mesmo ritmo, ou seja, uma autentica corredora. Ele decide batiza-la de Gobi, em referencia ao local aonde acontecia a Maratona.

Dion e Gobi viraram companheiros durante toda a maratona, e obviamente o amor entre eles surge de forma arrebatadora. Claro que após esse amor incondicional que surgiu, Dion não poderia
simplesmente ir embora e deixar Gobi para trás e ele decide leva-la para casa.

Acontece que Dion não fazia ideia da burocracia que era levar um cãozinho da China para o Reino Unido. Ela precisava de uma serie de documentos e laudos de veterinários para poder ir para o Reino Unido. Dion a deixa sob os cuidados de uma das organizadoras da maratona e volta para casa para organizar toda a papelada necessária para trazer Gobi para casa.

Dion e sua esposa Lucja ficam de queixo caído ao descobrir que para poder trazer Gobi, eles teriam que dispor de uma quantia monstruosa (U$ 6.500) e eles não a possuía. Dion tem a ideia de realizar um financiamento coletivo. De inicio eles só obtiveram a ajuda de seus amigos mais próximos e dos atletas que disputaram a maratona e conheceram Gobi, porém a noticia foi parar em um canal de
televisão e Gobi ficou conhecida praticamente no mundo todo e logo começou a chover doações.

“Trazer a Gobi para viver conosco ia custar bastante caro, e precisávamos refletir se estávamos peparados. Parte de mim queria pagar tudo sozinho, não por orgulho ou coisa do tipo, mas somente porque trazer a Gobi para perto de nós era algo que eu – e agora a Luja – queria pelo bem-estar dela e pelo nosso também. Não estávamos trazendo a Gobi para cá por caridade e nem por um ato de grande generosidade. Queríamos trazê-la porque, por estranho que pareça, ela havia se tornado parte da família. E quando se trata de família, o custo é irrelevante.” – Pág. 115

Quando já possuam o dinheiro para começar os preparativos para trazer Gobi, Dion recebe uma noticia que o deixou abalado: Gobi havia fugido. Como ele iria explicar as pessoas que haviam contribuído com o financiamento coletivo que Gobi estava desaparecida? E pior ainda, como ficaria seu coração em saber que sua fiel escudeira poderia nunca mais ser vista? A partir desse momento, Dion começa uma saga para procurar Gobi em um país que é extremamente indiferente a animais e com uma língua que ele não compreendia? Descubra isso e muito mais lendo essa incrível história de amor entre um corredor solitário e uma cadelinha que tinha muito amor para dar!!!

*****************************************************************************

Não é segredo para ninguém que eu sou apaixonada por cachorro né? E quando a Harper nos mandou o e-mail falando qual séria o livro eu já fiquei em cólicas para poder ler.
Conhecer a história de Dion e da Gobi me remeteu um pouco a minha própria história também. Quando eu conhecia Lupi (minha cadelinha), eu também não estava em um momento legal, pois eu havia perdido a minha outra companheirinha, a Jully, e estava em uma cidade nova e praticamente
sozinha e assim ela veio para alegrar a minha vida. Quando eu decidi voltar pro Rio, obvio que ela iria comigo e só eu sei o quanto foi caro para traze-la pra cá....e olha que era para o mesmo país....imagina de um continente para o outro....

“Foram quase três horas, sentado naquela cabine em uma ansiedade enorme pensando na Gobi. Será que o lugar onde a colocaram no avião era mesmo seguro? Coisas demais já tinham dado errado, por isso meu nervosismo. E também tinha o fato dela estranhar o compartimento de bagagens.”  – pág. 201

Tem um trecho no livro em que ele fala na agonia de Gobi em ficar dentro da caixinha de transporte para embarcar. Lembro bem de como a Lupi ficou chorando horrores quando isso aconteceu...sendo assim eu entendo muito bem o Dion.

O livro é escrito em primeira pessoa, onde o próprio Dion conta a sua saga para encontrar a cadelinha Gobi. Gostei também em como está a divisão do livro. Ele divide em partes os acontecimentos que ocorrem na vida de Dion e Gobi, e dessa forma fica bem mais fácil o nosso entendimento de toda trajetória.

O livro também me mostrou, como se trata de uma história real, que ainda podemos ter esperança na humanidade, uma vez que várias pessoas se mobilizam para ajudar a um completo desconhecido a encontrar uma cadelinha. Isso me comoveu demais....que nosso país possa seguir esse exemplo.

Em resumo, foi um dos melhores livros que li esse ano e com certeza está entre os meus top five....super recomendo a todos.

Em minhas andanças na net, descobri dois vídeos onde o Dion dá entrevistas contando sobre o caso. Os vídeos estão em inglês, mas dá para ter uma noção do que aconteceu e claro, uma oportunidade de por em prática o CCAA....rs





Bom meus amores, por hoje é só....espero que vocês tenham curtido mais essa resenha...
Um grande bjo no coraçãozinho de vocês
Flay

“O que era mais importante antes e continua ainda hoje é que: desde o primeiro momento em que eu disse sim à Gobi, minha vida mudou. Ela acentuou o contraste, se somou a todas as coisas positivas na minha vida e conseguiu aplacar parte das negativas.” – pág. 249

Nenhum comentário

Postar um comentário