Image Map

Papo de autora com Ana Beatriz Brandão! #4


Caro, editor! Aqui está o meu livro, quero que você publique agora! Obrigada, de nada. (Parte 1)

Olá, anjinhos! Finalmente, você recebeu um retorno positivo dos seus betas e a revisão está prontinha. Seu livro está perfeito para ser enviado para uma editora agora? Claro que não!

Antes de enviar para qualquer editora, é muito importante que você faça o registro da sua obra na Biblioteca Nacional. Afinal, você precisa garantir seus direitos autorais para evitar possíveis problemas no futuro com pessoas que queiram plagiar a sua obra ou com escritores que possam a vir a te acusar de plágio.

O valor do registro está em torno de R$ 20 por livro. O processo é bem simples: basta pagar a taxa e enviar pelo correio uma cópia impressa toda rubricada para o endereço que eles disponibilizam no site. Vou deixar o link das informações aqui, e se vocês tiverem alguma dúvida, podem deixar nos comentários que eu respondo. 

Pronto, já registrei o meu livro. Agora, posso mandar para as editoras? Não mesmo! kkkkk
Antes de enviar seu lindo original para as editoras, você tem que conhecer um pouquinho sobre as formas de se publicar um livro. Como não gosto muito de enrolação e blábláblás, vou direto ao ponto. 

Existem duas formas de se publicar:

Independente: basicamente, você publica seu livro sozinho. Tem diversos sites em que você pode disponibilizar seu livro para venda... dentre eles, há o Clube dos Autores: lá, você pode fazer todo o processo de publicação: capa, diagramação e até calcular o valor que seu livro deve ser vendido. Depois disso tudo feito, você deixa o livro disponível para compra e trabalha bastante para divulgar. Esse é só um exemplo de publicação independente... tem outros sites que fazem isso, por isso, basta dar uma procurada pela internet que achará a melhor opção para você. O único problema dessa forma de publicação é que você não terá o livro físico disponível nas livrarias e alguns sites só oferecem o livro de forma digital, mas é uma opção muito boa! Conheço autores que fazem sucesso publicando dessa forma.

Publicar através de uma editora: uma editora pode ou não assumir todas as despesas e responsabilidades de publicar seu livro. Por que eu disse pode ou não? Hoje algumas editoras estão oferecendo uma parceria na publicação do livro em que o autor entra com uma parte dos custos - não costuma ser um valor muito baixo-, mas você deve pensar em diversos fatores: sua obra vale o investimento? Você quer ver seu livro publicado e pode pagar por isso? A editora oferece uma boa distribuição? Apóia na divulgação?

 A grande vantagem de se publicar por uma editora é  que você terá seus livros disponíveis nas livrarias, e não terá que se preocupar com a distribuição, já que ela faz isso para você.

Poxa, mas eu vou ter que pagar para publicar meu livro?

Quando me falam isso, eu costumo dizer que as grandes editoras raramente (para não dizer nunca), aceitam correr o risco de publicar um livro de um autor totalmente desconhecido sem cobrar alguma coisa dele. As editoras, antes de tudo, também são empresas que visam lucro. No entanto, vale a pena pensar nessa opção. Pesquise bastante e escolha a melhor oferta e que caiba dentro das suas possibilidades.

Importante é você saber que, independente da forma que escolher para publicar seu livro, uma não exclui a outra. Então, mesmo que você opte por uma publicação independente, pode ainda assim, enviar seu livro pra uma editora. É um risco, já que algumas editoras não gostam muito de publicar livros que já foram disponibilizados na internet, mas como a maioria das editoras demora até anos para dar uma resposta sobre a avaliação do seu original, isso quando dão alguma, você pode se cansar e publicar de outra forma.  Minha humilde opinião é que vocês estipulem um prazo para a espera, e se não obtiver resposta, publiquem de forma independente.

Ana, eu pensei bastante e prefiro publicar por uma editora, mas não sei como enviar meus originais para elas... me explica? Claro que sim, só que na semana que vem no próximo post.

Beijo com asas de anjo!

4 comentários

  1. Já registrei duas coisinhas na BN e me senti muito importante! Hahahaha!
    Bia, essa coluna fica melhor a cada post! Aprendo muito com você!
    Obrigada por tudo <3

    ResponderExcluir
  2. Super interessante! Vi seu post num grupo do fb e me interessei de cara. Sempre me perguntei como funcionava esse processo e como era feito de forma segura. Otimo post.

    www.tamiresmaia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que bom que gostou, Tamires!! Também estou adorando as dicas da Bia! Já, já tem mais posts para a coluna!
      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. Oi anjinha que bom que gostou do post, espero que continue acompanhando nossos post aqui no blog e caso tenha alguma duvida é só falar!! Beijo!!!

      Excluir