Image Map

"A Cruz de Zeta" - Fátima Venceslau.


Ooooie, gente!

Bom, hoje, eu passei aqui para trazer a resenha de um livro escrito por uma autora mais do que simpática!!! Simmm! Estou falando da querida Fátima Venceslau, que tive a honra de conhecer no evento da Semana do Livro Nacional. Nesse encontro, nós firmamos essa parceria linda e, por isso, vim contar para vocês tudo que eu achei desse livro repleto de ficção científica e romance. 

Preparados? Então, vamos lá!!!


Meu autógrafo \o/

***

A Cruz de Zeta conta a história de Júlia, uma menina de 17 anos aparentemente normal que vive na Cidade Maravilhosa e que tem as mesmas preocupações de uma jovem de sua idade... no início do livro, vemos como nossa personagem corre com os preparativos para o ENEM, como aguenta fofoquinhas da escola e como vive uma amizade inseparável com Mariana, uma quase irmã para ela... só que Júlia nem imaginava que sua vida seria transformada de uma hora para outra e, muito menos pensava que suas origens não eram exatamente aquelas que ela conhecia...

Ah... mas que mistérios são esses de que você está falando, Alê? Bom, Júlia conhece um cara lindo, loiro, gato - e eu já disse lindo?-, chamado Marcos, que parece compreender tudo que acontece em sua vida e que parece ser o homem dos seus sonhos ( ou dos sonhos de qualquer uma de nós, né, meninas? )! O que ela não sabia era que Marcos era um alienígena e que estava aqui na Terra como seu guardião. E, após essa descoberta, muitas outras virão para abalar as estruturas de nossa protagonista, uma vez que ela mesma faz parte de toda a trama.

Como dá para perceber, se há um grupo pacífico de alienígenas, também há um grupo rival, não é mesmo? Marcos faz parte do grupo nórdico, e seus rivais são os reptilianos. Esse segundo grupo é conhecido por sua ambição e por entrar em guerras de dominação. E, dessa vez, o alvo pode ser nosso planeta Terra... Será que Júlia e Marcos conseguirão deter seus inimigos - principalmente Saulo, o novo colega de classe de nossa mocinha-,  salvar seus povos e aceitar suas verdadeiras identidades? Para saber de tudo isso, você precisa ler essa obra de Fátima Venceslau ;)

A Cruz de Zeta é um livro recheado de ficção, e a abordagem da autora sobre o tema foi muito genial... sempre me perguntei sobre outra vidas no universo, e a sagacidade que a Fátima colocou no texto deixou tudo mais interessante ( para vocês terem uma ideia, no enredo, há acordos secretos entre os alienígenas e os nossos governantes!!)! Quando terminei de ler, fiquei com algumas coisas na cabeça: será que isso acontece mesmo e a gente não sabe? Hahahah... eu e minha mente mirabolante.

Bom, preciso falar que gostei bastante dos personagens e de suas atitudes, e, dessa vez, minha personagem favorita não é a principal, pois não me identifiquei muito com Júlia... a pessoa que fez com que eu me vidrasse ainda mais em algumas ações foi Rana, uma reptiliana diferente e que tem ideias humanas e meio feministas... apesar de não aparecer tanto, ela me deixou muito orgulhosa e me fez torcer por seu final feliz.

Ah, por falar em personagem... adorei ver a mudança e o crescimento de um personagem que eu não gostava no início. Até conversei com a autora e disse que não gostava dele, e ela disse: "Por quê? Tantas pessoas o amam... " . E só depois entendi o motivo! E olha, Fátima, também me apaixonei, hahaa... tô mais encantada com ele do que com o Marcos.

Como vocês viram, eu adorei o livro, mas preciso fazer somente uma crítica construtiva sobre o ritmo do texto... em determinados momentos, nós ficamos um bom tempo concentrados em coisas que Júlia poderia ter se importado menos, e, em alguns momentos mais importantes e com mais ação, não tivemos tanto destaque assim. É claro que isso não ocorre em todo o enredo, mas eu senti essa oscilação, o que quebrou um pouco o meu ritmo de leitura. Poréééém, nós teremos uma continuação da história ( isso mesmo!!!!), então, tenho certeza de que teremos muitoooo mais cenas maravilhosas! 

Fátima, muito obrigada pela oportunidade! Adoramos essa nova amizade e esperamos ansiosamente seus próximos livros!

Gostou da resenha e quer comprar a Cruz de Zeta??? Então, eu te conto como você pode adquirir seu exemplar!

O livro físico está na Nobel do shopping Downtown ou com a própria autora! Para conseguir seu livro com a Fátima você pode:

a) Comparecer na Bienal para vê-la:



b) Ou entrar em contato por meio da página dela no Facebook (clique aqui para curtir e mandar uma mensagem)!

Ahhh, mas também tem o livro em e-book na Amazon!!

Viu? Há muitas formas para você não deixar essa leitura escapar! 

Fátima e eu na Semana do Livro Nacional no RJ!

Beijos da Alê!

2 comentários

  1. Imagina que louco vc descobrir que é alienígena e ainda encontrar um alienígena gato na sua escola. E esse personagem aí que vc falou que odiou no início e depois começou a amar... AMO esses personagens, quero conhecer eleee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu surtaria se descobrisse tudo isso! Senhor, não tenho estruturas!!!!!!!!!
      Mas eu agarraria o alienígena depois que o susto passasse! Hahahahahah!
      Tenho certeza de que você vai AMAR o personagem!
      Obrigada pelo comentário, thataaaaaaaa!

      Excluir