Image Map

"Coragem" - Rose McGowan



Oieeee meu povo...tudo bom com vocês??? Espero que sim....

Hoje nós vamos falar de um livro que eu simplesmente me surpreendi muito. Vamos falar de Coragem, de Rose McGowan, que nos foi enviado pela nossa mais nova e querida parceira, a Harper Collins. Bora lá conhecer um pouco da história.

Trata-se de uma biografia, escrita pela própria Rose McGowan, onde ela nos conta toda a sua trajetória, desde a sua infância bem complicada na Itália, até a sua chegada a Hollywood. Mas ela nos mostra que mesmo no glamour de Hollywood, nem tudo são flores.

Rose começa relatando a sua infância difícil no interior da Itália onde ela sofreu os primeiros abusos na seita onde sua família morava. Desde abusos psicológicos até abusos sexuais, o que já nos choca ainda mais por se tratar de uma criança de 5 anos.

Depois de passar vários perrengues na seita, ela foge com sua família para os Estados Unidos, porém as coisas não melhoram como ela imaginava e ela decide ir morar nas ruas, tendo assim contato com as drogas e com mais violência. 

E é nesse momento das ruas que ela acaba conhecendo Los Angeles e na tentativa de conseguir algum dinheiro para comer, acaba se aventurando como figurante em Hollywood e por ser uma menina muito bonita, acaba tendo a oportunidade de atuar em filmes. Seu primeiro filme de renome foi Pânico. 



Como Rose mesmo menciona em seu livro, ela apenas trocou de seita, pois Hollywood também é uma seita pois ali ela também continuou a sofrer inúmeros abusos. Além disso, ela se indignava cada vez mais com a forma em que as mulheres eram tratadas – como objetos sexuais – onde os diretores tinham a certeza que poderiam fazer com elas o que bem entendessem....

Rose relata que no inicio, ela não denunciava por puro medo e em outras por achar que aquele tipo de atitude eram simplesmente "normal". Até que ela resolve dar um basta em tudo isso e que já estava mais do que na hora de revelar ao mundo toda a podridão existente no “faz de conta” de Hollywood.

*****************************************************************************

Quando eu recebi o livro da nossa parceira, eu confesso que fiquei meio preocupada, pois eu não sou fã de biografias, mas GRAÇAS A DEUS que eu resolvi encarar o desafio e ler, pois o livro é INCRÍVEL!!!!

Eu não conhecia a autora, mas poder conhece-la me inspirou demais. Rose mostra para nós mulheres que não devemos baixar a cabeça para a sociedade machista e mostrar que temos muito valor.

Ela não só nos revela que devemos lutar pelo nosso lugar no planeta como também no caso de mulheres que possuam filhos homens, devem orientar seus filhos a terem respeito por todas as mulheres.

“Discordo quando dizem que “homens são assim mesmo”. Não. Crie seus filhos para que eles vejam as garotas como seres humanos, não objetos.” – pág. 81

Rose também nos mostra os inúmeros relacionamentos abusivos que ela teve. Muitas vezes por medo de perder o namorado ou marido, nós mulheres costumamos fazer somente aquilo que os homens
querem e esquecendo totalmente as nossas vontades. Há alguns casos inclusive que a mulher nem desconfia que está em um relacionamento abusivo e Rose consegue nos elucidar isso de forma brilhante.

“E é assim que se entra em um relacionamento abusivo: quando começamos a agir de um jeito para não chatear a outra pessoa nem irritá-la. Você começa a abrir mão do controle de sua vida, pouco a pouco, cada vez mais. A coisa vai aumentando até que, um dia, você escondeu tanto de si mesmo que se perde.” – pág. 97

Outra coisa que me chamou bastante atenção, é que nós, meros mortais, costumamos ficar deslumbrados pelo mundo Hollywoodiano, e não enxergamos a verdadeira podridão que há dentro dos grandes estúdios. Quando uma atriz vem a publico para revelar essas coisas absurdas, alguns bajuladores de diretores e atores ficam criticando a atitude das atrizes de denunciar. E na minha opinião, o pior de tudo é que muitas das vezes quem critica são mulheres....

“Somos apunhalados por ousarmos existir em um plano maior do que o das outras pessoas. Mas por que isso seria um erro da minha parte? Não estou pedindo para ser endeusada. Só estou pedindo respeito por ser alguém cujo único crime é ter visibilidade.” – pág. 165

 O livro é dividido em duas partes. A primeira onde ela relata sobre todos os abusos e agressões que ela sofreu e na segunda parte, ela nos conta como superou tudo isso e nos dá vários conselhos de como superar qualquer tipo de agressão, seja ela física ou psicológica. 

“Seja corajosa, olhe para dentro, analise suas posições nas coisas, pergunte a si mesma por que se sente assim, entre nessa toca de pensamentos. Seja curiosa. Vá fundo. E, para quem já faz isso, vá mais fundo ainda.” – pág. 244 

Alguns dos relacionamentos que ela narra no livro foi o com o cantor Marilyn Manson. Ela narra ele não como sendo um abusador, mas mostra que há vários tipos de relacionamento abusivo, até mesmo aqueles de que quando terminam, o cara ficar falando mal de você aos quatro cantos do universo. Em resumo, Manson também é um Embuste.


Coragem me pegou de surpresa, me arrebatou e me deixou de boca aberta. Ele não é uma simples biografia. Enquanto lia, só conseguia pensar que estava diante de um desabafo. Sabe quando você está se escondendo a tanto tempo e precisa falar, expor tudo o que passou de ruim em sua vida? Foi isso o que Rose nos trouxe. Um compilado de todos os momentos ruins de sua vida com o objetivo de mostrar para nós, leitores, que as pessoas famosas também possuem uma vida e um passado, e que nem sempre o mundo do glamour é as mil e uma maravilhas.

Eu super recomendo esse livro a todas as mulheres, mas também recomendo aos homens para que possam ver o quanto podem ser cruéis com suas atitudes machistas e também porque  mostra a vida nua e crua de uma atriz que usa os seus erros e acertos para nos mostrar que tudo o que passamos de ruim em nossas vidas jamais deve alterar a nossa essência.

Vou ficando por aqui meus amores, mas não antes de agradecer imensamente a nossa parceira a Harper Collins pela confiança de resenhar esse grande livro. E agradecer a vocês também, mas não sem antes pedir a vocês que comentem aqui para essa canceriana carente que vos fala, ok?

Um grande beijo no coração de vocês!!!
Flay


2 comentários

  1. Rose é uma mulher incrível.
    Ela é forte e muito determinada, estou louco pra ler esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Essas coisa têm, finamente vindo à tona. Felizmente, porque é um alerta.
    Eu estou revendo Charmed e lembro muito bem da Rose.


    https://paragostardeler1.blogspot.com.br
    https://paragostardelerbrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir