Image Map

Papo de autora com Ana Beatriz Brandão! #9



BLOGUEIRO + AUTOR = PARCERIA

Bom, há um tempo estou devendo um post novo pra coluna, peço desculpa pelo sumiço, mas veio a Bienal, depois eventos em SP, depois provas finais no colégio, festas, livro novo, AIMEUDEUS!!!

Agora, podendo respirar um pouco mais aliviada, finalmente consegui sentar para escrever esse artigo, para falar sobre algo que é muito importante para um escritor: parceria com blogueiros/vlogueiros.

Uma das ferramentas de divulgação mais importantes no mercado literário são aquelas pessoas queridas que dedicam seu tempo livre, para ler o seu livro e depois falar dele (bem ou mal) na internet. Os blogueiros são os melhores parceiros para divulgar seu trabalho, seja através do facebook, blog, instagram, twitter ou youtube.

Eles têm um alcance muito maior do que alguns meios de comunicação, porque falam diretamente com seu público alvo. Quem acompanha blogs/vlogs literários, são pessoas que gostam de ler, logo, procuram dicas de livros e os blogueiros são a ligação entre o autor e os leitores.

Infelizmente nem tudo são flores no caminho. Eu levei quase dois anos para montar uma lista de blogs parceiros, levei muito calote, chute, empurrão pelo caminho, blogueiros que se comprometeram a fazer resenha, receberam o livro gratuitamente e até hoje (alguns estão com o livro há mais de 1 ano) nada de resenha, outros por não conseguirem firmar parceria (por motivos diversos) saem fazendo comentários contra meu trabalho, nos post de blogs que conseguiram. Mas, a grande maioria, são de blogueiros MARAVILHOSOS, que trabalham de forma honesta, sim ser blogueiro é um trabalho e dá trabalho e como tal deve ser reconhecido, e são esses que eu sempre indico, renovo parceria, faço promoção em conjunto e divulgo.

Existem muitas formas de se fazer parceria, desde ceder um livro para ser resenhado, ou através de booktour (onde você manda o livro e o blogueiro devolve depois de ler), que é muito usado por autores que não tem muitos exemplares disponíveis; ou venda do exemplar com desconto para os blogueiros; ou até mesmo parceria para divulgação de um sorteio ou algo do tipo.

Eu tenho um documento que envio para os blogueiros que querem fazer parceria comigo, com todas as regras e deveres de ambos, e só envio o livro quando o blogueiro aceita todos os termos, mesmo assim, às vezes, acontece de não dar certo, mas isso não me impede de continuar fazendo novas parcerias quando eu posso.

Costumo falar que não tenho parceiros, tenho amigos, porque muitos blogueiros que me acompanham desde o começo se tornaram grandes amigos, me apoiam, me defendem e me ajudam. Sou muito grata a todos. E sempre que um autor me pede indicação de blogs, eles são os primeiros a serem indicados, porque sei que trabalham da forma mais honesta e imparcial possível.

Blogueiro bom é aquele que expressa sua opinião sem denegrir a imagem ou o trabalho do autor, é aquele que entende que existem gostos diversos, e se o livro não agradou a ele, poderá agradar a outros. São aqueles que respeitam os prazos e os cumpre. E o mais importante de tudo, blogueiro bom mesmo é aquele que não pensa só em ter mais um livro na estante, ele realmente se preocupa e quer ajudar a divulgar a literatura nacional.

Cabe também ao autor respeitar a opinião do blogueiro parceiro e lembrar que, não é porque você cedeu um exemplar para ele, que agora é dono do blog, que ele tem obrigação de divulgar seu trabalho todo dia, falar bem do seu livro, mesmo não tendo gostado, e que ele é seu assessor de imprensa e tem que sempre estar a sua disposição fazendo postagens sobre seu trabalho.

Vou deixar aqui pra vocês alguns blogs que eu gosto muito e acompanho sempre, e que são de blogueiros/ vlogueiros maravilhosos, e valem a pena ter entre os parceiros:

A Culpa é dos Livros, a Alyssa é uma blogueira muito fofa, impossível não se apaixonar por ela e pelo canal:

https://www.youtube.com/channel/UCP9yvsSFKEFdFpcJK5VOICg

Daniel Destro, adoro as resenhas dele, sempre muito divertidas e o canal sempre tem dicas ótimas de leitura:

https://www.youtube.com/channel/UC5YYh_p7LExBEjeAKlDu1JA

Camila Deus Dará, honestidade e sinceridade são com ela mesma, adoro essa mulher:


Angélica Lima, uma das blogueiras mais incríveis que conheço:


Thays Lima (fanática pelo Dorian, acha que ele é marido dela):


Siméia Silva é uma querida e escreve resenhas maravilhosas:


Beatriz Andrade, além de uma blogueira incrível, também é uma escritora muito talentosa:

http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Carol Mariotti, uma blogueira super querida e dedicada a divulgar os autores nacionais:


E é óbvio que ela estaria entre minhas blogueiras preferidas e mais queridas Alexandra, aqui desse blog maravilhoso:


Bom é isso, espero que tenham gostado do post de hoje, e que façam boas parcerias!!! 


Beijo com asas de anjo!


***

Amei essas dicas da Ana! E vocês, amores???

Espero que tenham curtido tanto quanto eu!

Beijos da Alê!

Um comentário

  1. Concordo com a dona Bia. R. R. Martin em número, gênero e grau.
    Adorei a coluna dela.

    ResponderExcluir