Image Map

"Lavínia: no limite" - Nathalia Alvitos.


Oiie, pessoal!!

Hoje, vim aqui para falar com vocês sobre um livro que veio por meio de um booktour! Esse foi nosso primeirooooo booktour e, por isso, ficamos muito animados com essa parceria com a Editora Jaguatirica, que tem um contato muito bom com os blogueiros!

Então, sem perder mais tempo, vamos conversar sobre a obra de Nathalia Alvitos? "Simboraaaa".

***

Lavínia: no limite conta a história de Lavínia, uma mulher portadora da Síndrome de Personalidade Borderline, que vê sua vida oscilar entre a alegria e a tristeza, entre o amor e o ódio e entre a normalidade e surtos psicóticos...

Desde cedo, nossa personagem sempre foi apegada aos pais e, por isso, quando um acidente os arranca de suas mãos, Lavínia encontra seu mundo destruído e coloca a culpa de todos os acontecimentos em seu irmão... agora sem família e sem um porto-seguro, sua única companhia é sua garrafa de bebida alcoólica.

Durante todo o enredo, sentimos com muita força todos os conflitos internos que nossa mocinha apresenta.... Lavínia reflete sobre muitas convenções da sociedade, como amor, amizade, sucesso e afins... para ela, muitos desses assuntos são tratados de forma irrelevante pelas pessoas e, por esse motivo, ela tem repulsa de uma possível proximidade com cidadãos que tentam se enquadrar na vida considerada normal.

Esse livro é um intenso paradoxo, pois reflete as emoções conflituosas que a persongaem principal projeta... num momento, somos levados aos períodos mais tristes que um ser humano solitário pode viver e, em outros, vemos como a simplicidade e inocência de uma criança podem confortar o coração atribulado de um adulto.

Enquanto eu lia, meu maior desejo era ver uma reviravolta na vida de Lavínia... eu queria muito que ela conseguisse ver a luz e que não se decepcionasse com mais nada. Afinal, muito do que acontece na vida dessa menina/mulher não é culpa dela.....

Preciso confessar que a leitura demorou um pouco para fluir para mim.... admito que não estava pronta para pegar uma história tão carregada de questões psicológicas como essa obra nos traz. No entanto, se você é um leitor que gosta de se aprofundar bem em dilemas existenciais, esse livro é uma ótima pedida para você.

Bom, não posso contar muito mais do que isso, pois todas as propostas do enredo estão interligadas, então, não posso entregar muito nessa resenha.

Mais uma vez, um muito obrigada para a Editora Jaguatirica pela confiança e por nos escolherem para esse booktour... esperamos a próxima oportunidade!

***

E vocês, amores? O que acharam desse tema??

Deixem aqui nos comentários para conversarmos melhor!

Beijinhos da Alê!

8 comentários

  1. Huumm, sinceramente o tema não me agradou.
    Não gosto muito de livros com temas complexos e profundos. Prefiro leitura mais leve e divertida.
    Vou deixar passar esse.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie, minha linda!
      Te entendo.... esse livro é bom para quem realmente gosta de questões psicológicas... mas imaginei que você não fosse curtir muito...
      Obrigada pela visita! Beijooos!

      Excluir
  2. Olá!

    Ao contrário da Aninha, adoro temas complexos e amo livros que abordam sobre doenças e transtornos mentais.Terminei Lavínia: No Limite hoje e gostei muito da obra! É um livro rico e envolvente, apesar da leitura ser um pouco lenta, mas que nos cativa e faz refletir.

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie, Ana!

      AMEIIIIIIIIIII a sua resenha! Acho que você captou bem a aura do livro! Fico feliz que tenha gostado da leitura!

      Beiiiijos <3

      Excluir
  3. Oie
    Parabéns pelo primeiro book tour.Eu gosto desses livros mais reflexivos e com personagens complexos,mas claro que tudo depende do momento em que você o lê.Essa capa está linda e foi uma das coisas que me chamou atenção.E as vezes se apegamos tanto a esses personagens que dá até uma agonia quando as coisas parecem não se resolver para ele.Espero poder ler o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie, linda!!!

      Siiim... com certeza o momento em que você lê uma obra complexa interfere muito no seu ritmo de leitura....

      Se você gosta de temas assim, essa é uma ótima pedida para você!

      Obrigada pelo carinho, viu?

      Beijos!

      Excluir
  4. Livros reflexivos são excelentes. E você que eu adoro livros que tratam sobre questões existenciais (amo/sou existencialista). Apesar de você ter ressaltado que a leitura demorou a fluir eu achei muito interessante ele e vou deixar na listinha de desejados.
    Beijos e parabéns pela resenha! E vou dar na sua cara, toda vez que entro aqui sempre aparece um livro interessante pra eu adquirir. Minha lista nunca diminui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabiiiiiiiiiiia que você ia curtir... ele é bem da sua área mesmo!
      Hhahahaha... fazer o quê, meu bem? Eu tenho bom gosto ;) hahahaha
      Beiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiijos!

      Excluir