Image Map

Papo de autora com Ana Beatriz Brandão! #6




- Eu sou eu e daí? Quem liga? 

- A editora liga. 


Tema de hoje: Eu escritor nas redes sociais.

Bom, terminei o último post falando que você poderia fazer mais uma coisa para dar uma ajudinha na publicação do seu livro após ter enviado o seu enredo a uma editora. E, agora, eu vou falar um pouquinho sobre isso.

Vou começar contando minha experiência primeiro: quando decidi que mandaria o Sombra de um Anjo para uma editora, comecei a pesquisar como uma louca as melhores formas de fazer isso, e me deparei com um vídeo da diva Tammy Luciano, em que ela dava muitas dicas de como publicar um livro. Eu aprendi muito com ela, e super indico os vídeos do canal da Tammy. Mas voltando... dentre as dicas, uma me chamou a atenção: ela falava sobre redes sociais. Apesar de eu sempre ser muito reservada com o que posto em todas as minhas, nunca pensei nisso como uma coisa tão importante. Elas sempre foram só diversão pra mim, mas minha rede social é meu espelho, ela é minha imagem pública, ela sou eu, simples assim, e é essa pessoa que estou “vendendo” para uma editora. Foi aí que caiu a ficha.... tenho que cuidar muito bem dela!

Quando uma editora assina um contrato com um escritor, ela está vinculando o nome dela, sua imagem no mercado a ele, e isso é uma coisa muito séria. Então, quero que você pense por um momento: você acha que uma editora séria vincularia a imagem dela a uma pessoa que posta coisas e demonstra comportamento e linguagem que vão contra a imagem que ela tem no mercado? Claro que não! Você acha que a editora vincularia o nome dela a um escritor que excrevi tudu errado na internete? Claro que não!

Não posso afirmar que as editoras bisbilhotam seu perfil nas redes sociais para saber se você será um bom contratado, mas todo cuidado é pouco. Você vai arriscar?

“Tá bom, Ana, mas agora tenho que ser falso no facebook? Tenho que fingir ser quem eu não sou só pra agradar os outros?” NÃO!!! Seja só educado, seja aquela pessoa que você gostaria de ter por perto. Respeite. Pense. Filtre.

O que você tem que pensar é que a partir do momento que você decide publicar um livro, você passa a ser uma pessoa pública. Tudo o que falar será questionado. Tudo o que postar será visto por pessoas que você nem imagina. Você será visto como exemplo, bom ou ruim, e tudo isso será levado em conta na hora de um pré-julgamento. Filtro no que fala e posta é bom para qualquer pessoa, não só para os escritores. Todos nós devemos ter cuidado com o que postamos por aí.

Pensar antes de responder aquele comentário, antes de compartilhar aquele vídeo tem que se tornar uma coisa rotineira. E, às vezes, ignorar aquela provocação é a melhor forma de resposta, e não sair chutando o balde.

Como diz a frase: "Quem quiser vencer na vida deve fazer como os seus sábios: mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios." - Dinamor

Não finja ser uma pessoa que não é para agradar aos outros. Seja você mesmo nas redes sociais, mas use a ferramenta mais incrível do ser humano: o cérebro. Venda sua melhor imagem... o mundo cibernético agradece.

Por hoje é isso, anjinhos! Espero que tenham gostado da dica, e, no próximo post, acho que vou falar um pouquinho sobre como lidar com as críticas. O que acham?

Beijos com asas de anjo!

***
Olááá, meu amores!

Vocês sabem que esse post, originalmente, seria publicado no domingo passado, né??  Bom, mas resolvi fazer uma pequena alteração nessa programação, pois queria relembrar, perto desse final de semana, uma coisinha muito importante...

Todos lembram do maravilhoso lançamento da segunda edição do livro Sombra de um Anjo, da nossa amada amiga Ana Beatriz Brandão, não é mesmo??? Espero que tenham guardado a data desse evento na testa, hahahahha!

Então, como já disse em outro post, o evento vai acontecer AMANHÃ em SP e a Bia espera todo mundo lá com muito carinho, amor e BRINDES!

Quer saber mais dos detalhes? Então, clique aqui para conferir a página do evento!

Não perca esse encontro incrível, pois a nossa Ana é uma fofa e vai dar atenção para cada anjinho que comparecer!

Eu, infelizmente, não poderei ir ( odeio essa distância chata), mas estarei lá de coração!

Aproveitem por mim, hein??


Beeeijos da Alê!

2 comentários

  1. Nossa, que texto bacana, as redes sociais hoje em dia servem pra tudo e isso é muito bom mesmo para a circulação de novos livros!!!

    ResponderExcluir
  2. Oiiie, Gisele! Concordooooo! Se usarmos nossas redes da forma correta, só teremos a ganhar.... E conheço muitos autores que cresceram com as divulgações desses meios!
    Obrigada pelo comentário!
    Beiiijos e espero mais visitas suas por aqui, hein???

    ResponderExcluir