Image Map

"Se eu ficar" - Gayle Forman


Oiiee, amores!

Hoje, nós vamos falar sobre uma obra muito comentada no mercado literário e cinematográfico. Pois é... a linda história de Gayle Forman está fazendo um sucesso tremendo, e o Tbw Br precisava comentar também, né??  Então, vamos ao que interessa???

***
Em Se eu ficar, encontramos um enredo bem trabalhado e muito, muito envolvente. Para vocês terem uma ideia, eu precisei me controlar para não ler a última frase do livro antes da hora (algo que, geralmente, eu faço) porque não queria perder o clímax da história.

Nesse livro, conhecemos, por completo, a vida de Mia. Uma menina apaixonada pelo violoncelo,  pela família ( é fã de seu irmão mais novo, Teddy) , pela melhor amiga, Kim, e por seu namorado, Adam. Mia sempre se achou fora de contexto, pois, foi dentro de uma família do rock que descobriu sua paixão pela música clássica e, além disso, também namorava um cara louco por outro estilo de música. No entanto, ela passou a ignorar tais coisinhas, uma vez que se sentia amada, de uma forma inexplicável, por todos ao seu redor.

Tudo ia bem... Ela talvez fosse aprovada na tão admirada faculdade Juilliard, a banda de Adam estava crescendo, Teddy estava se tornando um rapaz e os seus pais estavam mais apaixonados do que nunca. Só que "  Às vezes você faz escolhas na vida, e às vezes as escolhas fazem você. Essa é a beleza das coisas"....

 Um grande obstáculo entra na vida de Mia e sua família... Um acidente tira muitas escolhas dessas pessoas e, agora, apenas uma importa. Uma decisão complicada e que exige muita força de nossa protagonista.

Depois do acidente, Mia fica em coma e  tem uma grande experiência extracorpórea. Ela consegue ver tudo que se passa em volta e isso machuca seu coração. Afinal, presenciar o sofrimento daqueles que você ama - e não poder fazer nada para aliviar tal angústia - é algo, extremamente, desgastante. E, como se isso já não fosse um enorme peso, nossa musicista descobre que ela precisa tomar a decisão de ficar viva ou de partir...
Como pensar sobre esse assunto quando você sabe que, qualquer que seja sua escolha, um grande sofrimento virá junto?

Durante esse tempo em que Mia observa e fica abalada com muitos sentimentos, somos apresentados à antiga vida da personagem com os flashbacks que Mia tem. Vemos sua infância, adolescência e temos contato com seus medos, desejos e tudo mais. Mas, apesar de ser a parte leve da história, toda essa apresentação me deixou com o coração apertado, pois sabia que tudo aquilo iria desmoronar.

Adorei conhecer mais sobre Kim e Adam e suas respectivas relações com Mia. Definitivamente, Gayle soube dosar tudo nesse livro. Temos amor, amizade, tristezas e superação. Tudo que a vida de verdade traz consigo.

A narrativa dessa obra cativa qualquer pessoa. Eu fiquei embalada com a história e ligada aos personagens. Minha relação foi tão intensa que fiquei com medo de chorar compulsivamente na rua, pois li todo o livro nos intervalos da escola. No entanto, por incrível que pareça, meus olhos só marejaram uma vez ( na cena em que o avô de Mia conversa com ela, mesmo no estado do coma ). Fui forte.... mas acho que não ficarei assim no cinema e, por isso, obrigada, Novo Conceito, por nos dar esse Kit com lencinhos de papel ( kit na imagem principal do post) \o/

Eu adorei como as coisas foram levadas. Aprendemos que a vida é imprevisível, que tudo pode mudar de uma hora para a outra e que devemos aproveitar cada momento com quem amamos. Contudo, eu esperava mais do final. Aliás, a história acaba no ápice... Mas, para me consolar e acalmar, nós teremos uma continuação e, dessa vez, Adam nos contará os acontecimentos ( A nova história se chama Para onde ela foi ).

Eu fiquei com esse sentimento de algo incompleto porque sou muito curiosa... No entanto, estou muito esperançosa com essa nova narração ( adoro ler o ponto de vista masculino), pois sei que essa querida autora vai matar a minha curiosidade sobre certas coisas. 

Posso afirmar que essa leitura é incrível!! Agora, estou mais ansiosa para assistir ao filme. Por falar em filme.... No livro temos uma entrevista muito legal com Chloë Grace e Jamie Blackley, atores principais, e a autora, Gayle. Foi ótimo conhecer mais sobre a adaptação...
 Como falei para vocês, li essa história na rua e, para me concentrar na atmosfera da obra, ouvi minhas músicas com o fone para abstrair o som externo. Com isso, acabei achando uma música que, para mim, tem tudo a ver com o enredo. Secrets, da querida banda OneRepublic, representa os meus sentimentos por Mia, Adam e afins. 

Essa é a sua chance de se emocionar ... Sei que, pelo menos uma vez, algumas lágrimas vão rolar pelo seu rosto ... Ah... Mas não pense que você só ficará com o coração apertado, pois eu sorri, ri e me alegrei muito com os flashbacks...

Espero que vocês tenham gostado da nossa opinião sobre esse best seller maravilhoso ;)
Aguardo o comentário de vocês!!

Ps: Vou deixar a música citada no post e o trailer aqui para vocês! Beijoss ;D




  




2 comentários

  1. Ale eu li o livro e amei. Estou louca para ver o filme e tbm quero muito ler a versão do Adam. Vou escutar a música que sugeriu, mas minha maior surpresa foi quando assisti o trailer e me deparei com uma música que A-M-O-D-E-P-A-I-X-Ã-O.... "Say Something"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... ansiedade batendo aqui pelo filme e pelo livro!
      Espero que goste e que consiga associar essa música com a história, lindona!
      Eu também adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii "Say Something"!
      Obrigada pelo comentário, amiga! Beijossssssss!

      Excluir