Image Map

"Adeus, por enquanto" - Laurie Frankel


E se o amor continuasse além da vida??

Muitas pessoas pensam sobre esta possibilidade. Pensar sempre é algo palpável. Contudo, um programador de software foi mais além. Se o amor é um sentimento poderoso, a tecnologia não poderia ser uma ferramenta igualmente poderosa ??

Tudo começa numa empresa de relacionamentos online. Como achar o seu par ideal? Preencher formulários chatos não é a solução. Sam Elling ficava responsável por arrumar os casais perfeitos entre as pessoas que se inscreviam na empresa. Entretanto, ele mesmo não conseguia encontrar sua namorada perfeita. E para dar lucros para a empresa e para benefício próprio - ficar sozinho pode ser realmente irritante algumas vezes - Sam cria um algoritmo que identifica sua alma gêmea a partir de seus dados de acesso à rede online. Assim, ele encontra, através de seu programa, a garota da sala ao lado, Meredith Maxwell. Eles são pessoas  que realmente se completam. Engraçadas, de mente aberta e que aceitam os riscos da vida.

O algoritmo era extremamente bom e, por isso, o chefe de Sam acha que sua empresa teria uma redução drástica dos lucros. Afinal, as pessoas arrumavam seu par certo logo de cara. Não voltavam. Não pagavam mais taxas como acontecia anteriormente. E para consertar tal situação, o mal é cortado pela raiz. Sam é demitido, afinal.

Desolado, desocupado e amando loucamente, ele decide dedicar seu tempo à Meredith, mas uma bomba estoura na família. A avó companheira, conselheira, porto seguro da família Maxwell, a Livvie amável, morre. Todos ficam muito abatidos e sem forças para continuar. Sam estava sempre do lado de sua amada e, por estar desempregado, coloca seu foco na programação. Por que não ultrapassar o limite da morte?? Por que não criar um meio para que todas as lembranças eletrônicas se perpetuem como se a pessoa amada estivesse apenas distante??? Mais uma vez, a mente brilhante de Sam consegue concluir seu trabalho e Livvie volta por emails e por vídeo para conversar com a neta. Ela não ressuscitou. Não me entenda mal. Trata-se de uma recapitulação de conversas passadas que são modeladas para o presente. Genial, não??

Se tudo deu certo com Livvie por que não expandir o alcance? Por que não ajudar outras famílias a superar o luto?  Dash, primo de Meredith, os ajuda nesta missão e todos os negócios se desenrolam.


Sam e Meredith se amam incondicionalmente e nunca pensaram em usar o programa entre si. Contudo, o que será que o destino os deixará?

Este livro é magnífico. Os limites entre tecnologia, amor, perda e superação são incríveis. Apesar de ser um contexto complexo, a autora não se perde em nenhum momento e nos deixa com uma vontade de quero mais.

Meu personagem favorito com certeza é Dash. Como não amar as palhaçadas de um primo às vezes gay, às vezes hétero? Uma pessoa divertida que está sempre disposta a ajudar. Mora em L.A, mas se despenca para Seattle às 3:00 da manhã se você estiver com problemas, com o melhor bolo e o melhor vinho que existem. Ele, com certeza, é mais do que um simples primo. É um amigo de verdade.

Fiquei impressionada com o amor verdadeiro que o casal central nutre. Ambos não desistem. Tem o outro como cúmplice e conselheiro. Eles são mais do que namorados; mais do que amigos. Eles são duas pessoas em apenas uma.

A tecnologia presente nos remete aos avanços da ciência. Afinal, o que será possível no futuro?? Conversas por email e skype poderão ser feitas com as lembranças de seu ente querido??

 Bom, eu simplesmente fiquei encantada com a obra. Há muito mais do que um simples enredo neste livro. Há vida. Há amor. Há eternidade em cada parte.

 Agradeço por ter recebido este presente da editora. Com esta cortesia pude conhecer outro mundo. Obrigada! Obrigada!

E, para encerrar, deixo uma passagem que a autora citou numa das partes de seu livro, que na minha opinião, define completamente Sam e Meredith:

"Não me cruzando na primeira não desista,
Não me vendo num lugar procure em outro,
Em algum lugar eu paro e espero você."

Walt Whitman, "Canção de mim mesmo"


Espero que vocês amem, como eu amei, todos os personagens. 


Bjks da Ale! 

2 comentários

  1. Nossaaaa...q legal...adorei...quem dera realmente existisse esse programa não???
    Eu quero ler...kkkkkkkkkkkkkkk...
    ficou ótima a resenha mana....estou preparando já a minha...afinal estou com saudades desse cantinho...bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Ia ser incrível mesmo!

      Pode deixar! kkkk! Te empresto ;)

      Uhum... Obrigada! Estou ansiosa para ler a sua :D

      Bjks!

      Excluir