Image Map

Entrevista Exclusiva com a autora Ana Beatriz Brandão!!!



 Oiiiie, Gente!

Voltamos com mais uma surpresinha! Estamos descobrindo, ultimamente, autores nacionais maravilhosos e simpáticos e, por isso, não perdemos tempo e batemos papo com alguns deles! E, dessa vez, nós vamos falar com a Bia - autora aos catorze anos de idade!!!!! 

Estão curiosos? Então, vamos para a entrevista ;D


 *****

Olá, Bia! Seja bem-vinda ao The Best Words Br!

Muito obrigada por aceitar nosso convite e responder de bom grado esta entrevista. Ficamos muito felizes com sua disponibilidade e esperamos que você curta nosso bate-papo. Vamos começar?? 


1) Bia, preciso confessar! Ouvi muito sobre seu livro, mas não sabia, no início, quem era a autora e, depois que vi que era uma menina de catorze anos, me surpreendi muito. Seu livro Sombra de um Anjo está sendo muito comentado e reconhecido pela mídia. Conta para gente: o que você sentiu quando a editora Novo Século fechou o contrato com você? E como essa paixão pela escrita começou?

R: Eu pirei. Sério. Entrei em choque, sem nem conseguir respirar direito. A paixão pela escrita começou quando eu tinha 5 anos e li O Pequeno Príncipe.

2) Ana, fiquei sabendo que você já escreveu nove livros, mas, por enquanto, só publicou um. Com apenas CATORZE ANOS você já escreveu NOVE livros!!! Como você conseguiu isso? Bom, eu também escrevo e sei que nossos personagens nos sequestram e não nos deixam contar as coisas porque eles querem contar!!! Às vezes, você pensa de um jeito, mas eles te levam para um outro lado. Isso acontece muito com você?? Foi esse diálogo com eles que te fez criar histórias completas com facilidade? Como é a sua “comunicação” com seus personagens?

R : Na verdade foram 12 livros (risos). Sim, isso acontece MUITO. Alguns deles "me enchem o saco" até o meio da história porque o nome deles não combina e existem até cenas inteiras que eu apago porque falar ou fazer tal coisa não é a cara deles. Um dos livros que eu escrevi, quando estava na página 100, a personagem "me disse" que aquele estilo, aquele jeito de falar e agir não tinha nada a ver com ela, e acabei apagando 60 páginas por causa disso. Eles contarem a própria história ajuda bastante. É como se você estivesse escrevendo a história de alguém que a está narrando ao mesmo tempo pra você.

3) Como dissemos acima, você batalhou e conseguiu publicar Sombra de um Anjo. Você pode explanar um pouco sobre o enredo desse livro? Há muito de sua rotina, de sua vida, de suas amizades e de você mesma em cada página?

R: O livro conta a história de uma garota de 17 anos, Samantha Lyterin, que desde pequena aprende a conviver com vultos e visões do futuro. Depois de crescer e ganhar uma bolsa de estudos pra uma faculdade, ela conhece Gabriel, um garoto que a ajuda a desvendar os mistérios em torno de sua vida. Nesse meio tempo, ela começa a ouvir uma voz em sua cabeça e, quando descobre a quem ela pertence, precisa tomar várias decisões. Uma delas é escolher se segue o caminho mais fácil, que poderia salvar sua vida, ou se ela enfrenta seu destino, e dessa escolha depende o destino da humanidade. Pra saber o resto precisa ler (risos). Respondendo à sua outra pergunta... Só a Helena (melhor amiga da personagem principal) foi baseada em uma amiga minha.

4) Bia, você estará presente na Bienal de São Paulo como autora? Se sim, você poderia deixar aqui a programação da sua visita? E, além disso, você já fez A SUA listinha de livros para comprar por lá? Qual é o tamanho dela?

R: Sim, eu vou estar no dia 22 e 23 o dia todo e no dia 26 estarei com a mesa de autógrafos das 19h às 20h. Ainda não fiz a minha lista, mas pode ter certeza de que quando eu a fizer, ela vai ser enorme (risos).

5) Esse amor tão grande pela leitura e escrita tem norteado a escolha de sua futura profissão? Você já sabe qual curso quer fazer na faculdade?

R: Sim, com certeza. Quando descobri meu amor pela escrita, decidi que queria viver disso pro resto da vida. Pretendo fazer curso de cinema, porque quero ser roteirista.

6) O mercado editorial é muito concorrido, mas quando se tem talento, a obra ganha destaque. Você já está conquistando seu espaço no mercado e eu gostaria de saber: você se espelha em algum autor (a) para dar forma ao seu texto?

R: Vários! J. K. Rowling, Stephen King, J. R. R. Martin (é, eu sou uma assassina literária. Em parte.), John Green, Rick Riordan, Pedro Bandeira e Jorge Amado estão entre os autores que eu amo e me espelho.

7) Cursar o Ensino Médio, ler e escrever ao mesmo tempo não é nada fácil! Como você consegue conciliar tudo isso?

R: Eu estudo de manhã e, quando chego em casa e faço meus deveres, começo a escrever (ou a ler).

8) A Ana Beatriz Brandão ainda tem uma longa jornada de sucesso pela frente, mas, até agora, qual foi a sua melhor experiência como autora?

R: Ao contrário do que muitos devem pensar, não foi uma entrevista de rádio ou minha entrevista na TV, foi quando alguns leitores começaram a me mandar mensagens codificadas, com nomes de flores (o grande amor da Samantha), para que eu traduzisse e entendesse o que queriam me dizer.

9) E, para encerrar nossa entrevista, você poderia descrever, em uma palavra, o seu amor pelos livros?

R: Indescritível. (risos)


Obrigada pela oportunidade de estar falando com você e seus leitores. Desejo tudo de bom a vocês. Beijos, Ana Bia.

Bom, obrigada por dedicar uma parte de seu tempo para conversar conosco, Aninha. Muito sucesso e realizações em 2014. 
Abraços da Equipe do TBW BR.


*****

Gente, a Bia é uma pessoa muito fofa! Adorei conversar com ela! Divertida. Simpática. Alegre.

E vocês também gostaram da conversa?

Para saber mais dessa querida autora, curta a página dela aqui

E, para animar mais um pouquinho, deixarei o Book Trailer de Sombra de um Anjo para vocês!





Beeeijos da Alê!

2 comentários

  1. A entrevista foi incrível, obrigada anjinha pela oportunidade! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awnnnnn! Nem precisa agradecer, amiga! Você é incrível, e queria que todo mundo te conhecesse! Obrigada por conversar conosco! Te adoro <3

      Excluir