Image Map

"Me chame pelo seu nome" - André Aciman


Oieeee pessoas....E hoje nós vamos ter mais uma resenha feita pelo nosso querido Renan. Esse livro nos foi enviado pela editora Intrínseca no evento da Aliança de Blogueiros RJ. Bora lá conferir??

TÍTULO: Me chame pelo seu nome 
AUTOR: André Aciman 
EDITORA: Editora Intrinseca 
PÁGINAS: 288 

Sinopse: Livro que inspirou o filme dirigido por Luca Guadagnino, aclamado nos festivais de Berlim, Toronto, do Rio, no Sundance e um dos principais candidatos ao Oscar de 2018.
A casa onde Elio passa os verões é um verdadeiro paraíso na costa italiana, parada certa de amigos, vizinhos, artistas e intelectuais de todos os lugares. Filho de um importante professor universitário, o jovem está bastante acostumado à rotina de, a cada verão, hospedar por seis semanas na villa da família um novo escritor que, em troca da boa acolhida, ajuda seu pai com correspondências e papeladas. Uma cobiçada residência literária que já atraiu muitos nomes, mas nenhum deles como Oliver.
Elio imediatamente, e sem perceber, se encanta pelo americano de vinte e quatro anos, espontâneo e atraente, que aproveita a temporada para trabalhar em seu manuscrito sobre Heráclito e, sobretudo, desfrutar do verão mediterrâneo. Da antipatia impaciente que parece atravessar o convívio inicial dos dois surge uma paixão que só aumenta à medida que o instável e desconhecido terreno que os separa vai sendo vencido. Uma experiência inesquecível, que os marcará para o resto da vida.
Com rara sensibilidade, André Aciman constrói uma viva e sincera elegia à paixão, em um romance no qual se reconhecem as mais delicadas e brutais emoções da juventude. Uma narrativa magnética, inquieta e profundamente tocante.

************************************************************************************

Oi gente...Renan falando...vou contar um pouquinho pra vocês sobre esse livro incrível!!!
O livro conta a história de Élio que vai viver um verão inesquecível.
Tudo acontece na Itália, em uma cidade que eles chamam de B.
Não se sabe ao certo (pelo menos o livro não deixa muito claro) em que ano se passa, mas acredito que se passe há algumas décadas atrás, pois o livro tem 2 saltos temporais.
Sinceramente, fiquei muito emocionado com essa leitura por alguns motivos que me pegaram de surpresa. O primeiro motivo é a ambientação que fica muito bem descrita e eu sou APAIXONADO pela Itália, o segundo motivo é a leveza com que o livro é tratado, eu imaginei que seria um drama bem carregado, mas por fim é um livro muito divertido e cativante, com personagens secundários muito marcantes. E, por último, a maneira como foram tratadas as descobertas, sim, esse é um livro sobre descobertas. O nosso personagem principal luta contra o seu instinto de contar para um outro rapaz como ele se sente (e isso é lindo).
Vamos falar um pouco sobre o livro. Como já falei, ele se passa na Itália e fala sobre o verão que mudaria a vida de muitos. 
Os pais do nosso personagem central costumam abrigar anualmente um estrangeiro que vai para Itália para fazer algum tipo de trabalho. Esse ano é Oliver, um professor universitário americano, que quer lançar um livro neste país. Então ele se hospeda na mansão da família de Élio e ele se sente muito atraído pelo novato da casa. A partir daí começa uma série de flertes não correspondidos, flertes correspondidos e muita acidez nos diálogos, tendo em vista que Oliver não é uma pessoa muito fácil de se ler, já que ele tem variações de humor. Inclusive Élio faz uma comparação com os calções de banho de Oliver: cada cor, um humor. O engraçado é que ele tem uma reação diferente para cada humor de Oliver, o que é de extrema importância, fazendo com que ele tome algumas atitudes que o fazem crescer gradativamente no livro. Tem também os diálogos maravilhosos com os personagens secundários, que são tão bem escritos quanto os principais.
Resumindo, o livro retrata o crescimento de um ser humano, suas descobertas, seus amores, suas dúvidas, suas inseguranças e seguranças. Creio que você vai ficar impressionado com o amadurecimento dos personagens com o decorrer do livro.
Eu realmente amei.

Bom, eu vou ficando por aqui, esperando voltar em breve...
um grande abraço
Renan



Nenhum comentário

Postar um comentário